sexta-feira, 29 de abril de 2011

Comentário bíblico nº 2

                                                      A alma é imortal?

   O erro da crença da imortalidade não se baseia na bíblia. Encontramos na bíblia cerca de quatrocentas vezes a palavra "alma" e cinquenta vezes a palavra "espírito", mas nunca lhes é ligada a idéia de imortalidade inata.
    Se os protestantes crêem na imortalidade da alma, não é porque tenha encontrado, na escritura base para essa crença, mas porque herdaram da igreja católica, a qual por sua vez, a derivou da filosofia dos povos pagãos, incorporando-a religião, no princípio da idade média, quando o paganismo invadiu a igreja e acarretou a apostasia da doutrina original contida nas escrituras sagradas. Foi então aceito grande número de erros graves. Entre outros, o da crença da imortalidade natural do homem e sua consciência na morte. Esta doutrina deu-se o fundamento sobre qual Roma estabeleceu a invocação dos santos  e a adoração da Virgem Maria. Disto também proveio a heresia do tormento eterno para os que morrem impenitentes, a qual logo de início  se incorpora a fé papal. Achava-se então preparado o caminho para a introdução de ainda outra invenção do paganismo, a que Roma intitulou de purgatório e intitulou para amedrontar as multidões crédulas e supersticiosas. Com esta heresia se afirma a existência de um lugar chamado de tormento, ao qual as almas dos que não mereceram condenação devem sofrer castigo por seus pecados, e quando libertos da impureza , são admitidos no céu. Foi a manifestação dos anjos caídos, disfarçados em espíritos desincorporados de pessoas defuntas, que deu origem à crença da imortalidade da alma. Desde tempos remotos, a comunicação com supostos espíritos de mortos, tem sido a base da idolatria pagã. A manifestação desses anjos caídos, em formas de pessoas mortas, é uma farsa com que Satanás procura dá vida à mentira por ele lançado no princípio do mundo: "Certamente não morrereis" (Gênesis 3:4).
    O homem não possui a imortalidade inata. Disse Deus ao primeiro  homem posto no mundo: " De toda árvore do jardim do Éden comerás livremente; mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comereis; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2: 16-17). Satanás, porém, contra-disse esta afirmação divina com a seguinte mentira "Certamente não morrereis". Nestas condições, no dia em que o homem  caiu em desobediência, foi pronunciada sobre ele a seguinte sentença de morte: és pó, e em pó  te tornarás (Gênesis 3:19).
    Em seguida foram tomadas providências para que o homem não pudesse perpetuar a vida, pois Deus não poderia consentir que um pecador se tornasse imortal. Então disse o senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente: o senhor Deus, pois o lançou fora do jardim do Éden. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3: 22-24). Se o homem tivesse imortalidade inata, que necessidade teria ele de comer da árvore da vida.
    Caso o homem, depois da desobediência, tivesse tido acesso á árvore da vida ter-se-ia tornado um pecador imortal. Mas o caminho da árvore da vida foi guardado por querubins e pois a nenhum membro da primeira família humana foi dado  comer do seu fruto.
    Biblicamente, a alma é mortal, pois as palavras "corrupção","morte", "morrer", "perecer","matar", etc... são aplicadas. Exemplos: " Aproximou-se a sua alma á corrupção e a sua vida ao que traz a morte (Jó 33:32).
    "Não poupou a alma deles á morte...(Salmos 78:50) etc...
    Eis que o próprio Jesus Cristo declara que a alma é perecível.
    De maneira nenhuma poderia o homem ser imortal, pois ninguém a não ser Deus possui a imortalidade inerente."...o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos Reis e Senhor dos senhores: aquele que tem ele só, a imortalidade. (1 Timóteo 6:15-16).

 Resumo do livro... e a vida continua? autor A. Balbach

domingo, 24 de abril de 2011

SONETO (Dia dos namorados)


Imagem do google.

                                  DIA DOS NAMORADOS

Enfim, estávamos conversando;
Era dia dos namorados.
Vendo você se expressando,
Fiquei todo emocionado.

Você não saia da minha mente;
Fiquei tão confuso e tão contente.
Resolvi minha situação consciente,
Pra poder te amar inteiramente.

Começo difícil de namorar,
Uma história começara, do nosso desfrutar;
Do futuro começamos a falar.

Passamos um ano lado a lado,
Sinto-me extremamente realizado;
E, feliz dia dos namorados!!!

Autor: Edmar Rodrigues Pimentel

VIDEO DO FLAMENGO


Video do youtube

Flamengo campeão brasileiro de 1980

1º Titulo do Flamengo no campeonato brasileiro em 1980
Final: Flamengo 3x2 Atlético MG

quarta-feira, 20 de abril de 2011

POEMA (Paz)

    Imagem do google


                                  PAZ

Dia a dia queremos viver,
Buscando a cada momento,
No interior do nosso ser.

Uma vida a nos resplandecer,
Que nos traz acolhimento,
A alma afortalecer.

E seguir radiante ao aurorescer,
Tudo aquilo de entendimento,
Diante do nosso envelhecer .

Autor: Edmar Rodrigues Pimentel

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PENSAMENTO Nº 1.



Video do youtube: The great gig in the sky- Pink Floyd.

É preciso ser anormal para viver como normal neste mundo de anormais

Autor: Edmar Rodrigues Pimentel

CRÔNICA


Video do youtube.


                            Tragédia em uma escola no Rio de Janeiro

   Ontem dia 07/04/11 o Rio de Janeiro acordou de luto, devido a uma tragédia em uma escola no bairro Realengo, zona oeste do Rio. Por volta das 08 horas da manhã o ex-aluno da escola Wellington Menezes de Oliveira adentrou na mesma com intuito de dar palestra, ao ser indagado por uma professora, em seguida sacou duas armas de fogo, revólveres calibres 38 e 32 e com muitas munições, sem motivo sequer começou a atirar acertando-a meninas e meninos na faixa de 12 e 14 anos, com tiros certeiros, matando 10 meninas e  2 meninos e ferindo outros 11, estando estes em estado grave. O autor dos tiros só parou quando um sargento da PM chamado por outros garotos que conseguiram escapar do massacre; atirou no abdômen do delinqüente e o mesmo ao cair suicidou se  .
   A manchete correu o mundo e o Brasil mais uma vez se destaca negativamente por ondas de ataques, não como este, por ser o primeiro deste tipo; mas já começa a se destacar como países de 1º mundo,  como Estados Unidos e alguns países europeu.
   Daí vem a pergunta de quem é a culpa; do tráfico de armas, da falta de segurança, do bullying nas escolas, da religiosidade, da violência em geral, da falta de cultura e da educação por sermos país de 3º mundo. Mas e os acontecimentos iguais nos países de 1º mundo, como explicar?  Na minha opinião ,  tudo citado tem a ver com o acontecido, mas não podemos esquecer que o principal de tudo somos nós mesmos que perdemos o temor de Deus. É só olharmos para a palavra de Deus e vermos que tragédia como esta já é sinal dos fins dos tempos.
    Então temos que melhorarmos tudo um pouco e termos mais fé em Deus, pois só ele é capaz de nos  proteger  de nós mesmos e nos livrar de todo o mal.


Autor: Edmar Rodrigues Pimentel
                          

Comentário bíblico nº 1

                                            "O homem e seu destino na morte"

No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no pricípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.(João 1:1-3).
Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.(Hebreus 11:3). Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manisfestou. Porque as suas coisas invisiveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que são criadas, para que eles fiquem indespensável ( romanos 1: 19,20). A descrição do fato da criação daquele tempo era bem simples para que estivesse ao alcance de todos daquele tempo, pois Deus não quiz criar uma linguagem técnica, porque nem mesmo os cientistas seria capaz de entende-los. Devemos pois contentar com a linguagem simples da bíblia.
A palavra de Deus chama este mundo de um globo ( Isaías 40:22) e diz que Deus suspende a terra sobre o nada ( Jó 26:27).
Os sabíos do passado haviam de rir do fato da biblia referir-se a terra com um globo a mover-se no espaço, mas hoje qualquer infante sabe que o relato biblico é verdadeiro, demonstrando que a palavra de Deus é verdadeira e que a sabedoria humana é loucura diante de Deus(1º Corintios 3:19).
Foi por meio de cristo que Deus pai criou a terra, o céu e todo universo.
Criados o céu e a terra, disse Deus: Façamos o homen à nossa imagem e semelhança e domine sobre a terra e criou Deus a sua imagem macho e fêmea(Gênesis 1:26-27). Sua mente era de acordo com a mente de Deus, capaz de compreender as coisas divinas.
A biblia relata de modo simples a origem da raça humana. Que da matéria inerte possa ter saído qualquer forma de vida, é repugnante a todo cérebro esclarecido. E outro absurdo é a errônea crença na transformação progressiva das especies, segunhdo o qual o homem não é nada mais que o resultado da evolução de um gérmem. Mas até hoje não tem se provado esta suposição.
A luz da palavra de Deus está ao alcance de todos e brilha muito claro, de maneira que ninguem necessita buscar na filosofia humana. Crê-se que o homem seja composto de corpo e alma, que se chama também espírito, entende-se que é uma entidade imaterial, consciente e imortal, que continue a viver depois da morte do corpo. Essa crença da natureza do homem é contida quase universalmente, tanto pelos pagãos como pelos cristãos. Geralmente a maioria dos cristãos crêem que o homem possui uma alma abstrata, consciente e imortal, a sobreviver ao cordpo, porque herdaram essa crença dos pagãos.
Diz a escritura que formou Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida e o homem foi feito alma vivente (Gênesis 2:7) E quando Deus criou o homem não colocou nele a alma, se não apenas o fôlego da vida. O homem era antes de lhe ter sido insuflado esse folêgo, uma alma morta. Deus soprou nas narinas dessa alma morta o fôlego, e ela se tornou alma vivente.
Mas vejamos uma ilustração adequada. Se temos em nossa frente uma vela acesa, a chama da mesma que dá luz, depende do oxigênio. Faltando esse elemento a chama se apaga e a luz desaparece. Assim também é o homen que possui um príncipio vital mantido por Deus que a biblia chama espírito ao qual o homem tem vida. Retirando Deus o fôlego de espírito de (Gênesis7:22) do homem ele morre.
Do homem por ocasião da morte, não se desprende nenhuma entidade imaterial, conciente e imortal a que muitos chamam espírito ou alma.
A biblia nunca usa estes termos neste sentido, pois não existe essa entidade imaterial, consciente e imortal a sobreviver ao corpo. Deus concede o prícipio vital a toda criatura; está na sua mão o espírito de toda carne humana (Jó 12:10)
Nenhum homem há que tenha dominio sobre o espirito, para reter o espírito; nem tem poder sobre o dia da morte( Eclesiastes 8:8). Se tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó (Salmos 104:29). Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos (Salmos146:4). E o pó volte a terra como era, e o espírito volte a Deus que o deu(Eclesiastes12: 7). A escritura declara: Pois que sucede aos filhos dos homens, sucede aos brutos: uma e a mesma coisa lhes sucede a eles.. Como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego, e o homem não tem vantagem sobre os brutos. Pois tudo é vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltaram para o pó. Quem sabe se o espírito dos filhos do homem sobe para cima, e se o espírito dos brutos desce para baixo, para a terra(Eclesiastes3:19-21). Mas sem duvida é grande a superioridade do homem em relação aos animais irracionais, mesmo depois da morte, porque ao passo que os animais não ressuscitam, o homem tem a gloriosa esperança na ressurrreição (João 5:28-29). Porém, vantagem imediata na morte o homem não tem.
Deus recolhe o espírito ou fôlego de toda criatura na morte, para reitegrá-lo ao ar. E na ressurreição dos mortos, Deus procederá como na criação, isto é, fará assoprar o fôlego ou espírito, do ar , nas narinas dos ressuscitados (Ezequiel 37:9-10).

Resumo do livro ...e a vida continua? autor A.Balbach

domingo, 17 de abril de 2011

SONETO (Deus)



Imagem do google.
                                                       
                            DEUS

Amor...
...Ser iluminado,
Criador de todo o universo,
Inspirou sua realização no seu filho amado.

Amor...
...Ser onipotente,
Arquiteto do planeta terra,
Criou o homem semelhante e inteligente.

Sua palavra ordenou ao homem obedecer;
Pra continuar a viver no jardim do Éden,
Enganado pela serpente ficou a criação a perecer.

Seu filho Jesus sacrificou,
Pra salvar a invenção amada,
Que um dia ele criou.

Autor: Edmar Rodrigues Pimentel