"O homem e seu destino na morte"
No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no pricípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.(João 1:1-3).
Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.(Hebreus 11:3). Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manisfestou. Porque as suas coisas invisiveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que são criadas, para que eles fiquem indespensável ( romanos 1: 19,20). A descrição do fato da criação daquele tempo era bem simples para que estivesse ao alcance de todos daquele tempo, pois Deus não quiz criar uma linguagem técnica, porque nem mesmo os cientistas seria capaz de entende-los. Devemos pois contentar com a linguagem simples da bíblia.
A palavra de Deus chama este mundo de um globo ( Isaías 40:22) e diz que Deus suspende a terra sobre o nada ( Jó 26:27).
Os sabíos do passado haviam de rir do fato da biblia referir-se a terra com um globo a mover-se no espaço, mas hoje qualquer infante sabe que o relato biblico é verdadeiro, demonstrando que a palavra de Deus é verdadeira e que a sabedoria humana é loucura diante de Deus(1º Corintios 3:19).
Foi por meio de cristo que Deus pai criou a terra, o céu e todo universo.
Criados o céu e a terra, disse Deus: Façamos o homen à nossa imagem e semelhança e domine sobre a terra e criou Deus a sua imagem macho e fêmea(Gênesis 1:26-27). Sua mente era de acordo com a mente de Deus, capaz de compreender as coisas divinas.
A biblia relata de modo simples a origem da raça humana. Que da matéria inerte possa ter saído qualquer forma de vida, é repugnante a todo cérebro esclarecido. E outro absurdo é a errônea crença na transformação progressiva das especies, segunhdo o qual o homem não é nada mais que o resultado da evolução de um gérmem. Mas até hoje não tem se provado esta suposição.
A luz da palavra de Deus está ao alcance de todos e brilha muito claro, de maneira que ninguem necessita buscar na filosofia humana. Crê-se que o homem seja composto de corpo e alma, que se chama também espírito, entende-se que é uma entidade imaterial, consciente e imortal, que continue a viver depois da morte do corpo. Essa crença da natureza do homem é contida quase universalmente, tanto pelos pagãos como pelos cristãos. Geralmente a maioria dos cristãos crêem que o homem possui uma alma abstrata, consciente e imortal, a sobreviver ao cordpo, porque herdaram essa crença dos pagãos.
Diz a escritura que formou Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida e o homem foi feito alma vivente (Gênesis 2:7) E quando Deus criou o homem não colocou nele a alma, se não apenas o fôlego da vida. O homem era antes de lhe ter sido insuflado esse folêgo, uma alma morta. Deus soprou nas narinas dessa alma morta o fôlego, e ela se tornou alma vivente.
Mas vejamos uma ilustração adequada. Se temos em nossa frente uma vela acesa, a chama da mesma que dá luz, depende do oxigênio. Faltando esse elemento a chama se apaga e a luz desaparece. Assim também é o homen que possui um príncipio vital mantido por Deus que a biblia chama espírito ao qual o homem tem vida. Retirando Deus o fôlego de espírito de (Gênesis7:22) do homem ele morre.
Do homem por ocasião da morte, não se desprende nenhuma entidade imaterial, conciente e imortal a que muitos chamam espírito ou alma.
A biblia nunca usa estes termos neste sentido, pois não existe essa entidade imaterial, consciente e imortal a sobreviver ao corpo. Deus concede o prícipio vital a toda criatura; está na sua mão o espírito de toda carne humana (Jó 12:10)
Nenhum homem há que tenha dominio sobre o espirito, para reter o espírito; nem tem poder sobre o dia da morte( Eclesiastes 8:8). Se tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó (Salmos 104:29). Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos (Salmos146:4). E o pó volte a terra como era, e o espírito volte a Deus que o deu(Eclesiastes12: 7). A escritura declara: Pois que sucede aos filhos dos homens, sucede aos brutos: uma e a mesma coisa lhes sucede a eles.. Como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego, e o homem não tem vantagem sobre os brutos. Pois tudo é vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltaram para o pó. Quem sabe se o espírito dos filhos do homem sobe para cima, e se o espírito dos brutos desce para baixo, para a terra(Eclesiastes3:19-21). Mas sem duvida é grande a superioridade do homem em relação aos animais irracionais, mesmo depois da morte, porque ao passo que os animais não ressuscitam, o homem tem a gloriosa esperança na ressurrreição (João 5:28-29). Porém, vantagem imediata na morte o homem não tem.
Deus recolhe o espírito ou fôlego de toda criatura na morte, para reitegrá-lo ao ar. E na ressurreição dos mortos, Deus procederá como na criação, isto é, fará assoprar o fôlego ou espírito, do ar , nas narinas dos ressuscitados (Ezequiel 37:9-10).
Resumo do livro ...e a vida continua? autor A.Balbach